top of page

Quem somos

O Portal RP-Bahia foi criado pelos relações-públicas Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, em maio de 2003, na época ainda como estudantes da área. Não tinha pretenção de se tornar um projeto de envergadura nacional e muito menos internacional, como veio posteriormente a se consolidar, mas apenas dar conta de uma realidade local, como o próprio nome escolhido deixa claro: RP-Bahia.

Print da primeira versão do RP-Bahia, que nos dois primeiros anos era apenas um site, sem a proposta de conteúdo de um portal.

MISSÃO
Ser um canal de comunicação permanente, em via de mão dupla, para a livre manifestação da comunidade de relações públicas de toda a Iberoamérica.

 

VISÃO
Ser o maior e mais completo canal de comunicação da Internet ibero-americana, dentre os que trazem conteúdo voltado para estudantes, professores e profissionais de relações públicas.

 

VALORES
- Respeito ao ser humano - acreditar na capacidade das pessoas independentemente da sua cor, condição socioeconômica, credo religioso, ideais políticos, etc.
- Integridade - manter relações com os mais diversos públicos com base na ética e na transparência.

Em março de 2005 foi totalmente reformulado e começou a contar com o apoio de muitos estudantes, professores e profissionais da área, destacando-se como um dos principais projetos de Relações Públicas da Internet brasileira, chegando a obter a liderança em visitação entre os portais da área em toda a América Latina por cinco anos consecutivos, de 2006 a 2010. Com apenas dois anos de existência o Portal RP-Bahia já contava com um time de colunistas de alto nível, dentre os quais destacavam-se Roberto Porto Simões, João Alberto Ianhêz, Fábio França, Sidinéia Gomes Freitas, Cláudia Moura, Cleuza Cesca, Maria Aparecida Ferrari, Roberto Fonseca Vieira, Heloiza Matos, Marcondes Neto, Wilson da Costa Bueno, Maria José da Costa Oliveira, Ivone Lourdes Oliveira, Carolina Terra, dentre outros profissionais de renome nacional e internacional.

Print da primeira versão Portal, em 2005, quando passou pela primeira grande reformulação

Em 2006, o Portal RP-Bahia surpreendeu e empolgou a categoria em todo o Brasil com o desenvolvimento da campanha nacional de valorização da profissão de Relações Públicas, mobilizando milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional, com ações de grande alcance e repercussão, inclusive internacional, bem como o apoio das principais entidades de classe, instituições de ensino, sites e portais, profissionais e estudantes de relações públicas e áreas afins.

Em 2008, as vésperas de completar cinco anos de existência, passou por uma nova reestruturação, se modernizando e agregando novos espaços interativos e de valorização permanente da profissão de Relações Públicas.

Print da tela do Portal depois da segunda grande reformulação.

Em 2009, em parceria com a Faculdade Batista Brasileira, lançou o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica em Relações Públicas (EGERP), que reune os mais reconhecidos professores de relações públicas do Brasil, para executarem o programa de curso da área em nível de especialização mais específico desse país.

 

Em 2010 recebeu o seu primeiro prêmio internacional. O Prêmio de Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil foi outorgado pelo Instituto Supeior de Relaciones Públicas y Ceremonial (ISRP&C) e pelo Consejo Profesional de Relaciones Públicas de Argentina, duranten o XIII Congresso Internacional de Relaciones Públicas y Comunicación, realizado Buenosn Aires, Argentina.

 

Em 2012, o Portal RP-Bahia, em parceria com a Faculdade Batista Brasileira, lançou o curso de pós-graduação MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação Digital (MBAGEMS), que a exemplo do EGERP também reune reconhecidos professores da área no Brasil.

 

No ano em que comemorou 10 anos, em 2013, recebeu o seu segundo prêmio internacional. Foi o único portal de Relações Públicas do mundo a receber o XLASC AWARD, prêmio outorgado pelo Centro Interamericano de la Comunicación (CIC - República Dominicana) y de Interamerican Center for Communications (ICC - Columbus, Ohio, Estados Unidos), durante a X Cúpula Latino Americana de Comunicadores, realizada em Santo Domingo, República Dominicana.

Agora, em 2016, passa por mais uma reformulação e com ela pretende retomar a liderança em visitação entre os portais da área em toda a América Latina. Para isso, está criando uma série de parcerias nacionais e internacionais e criou a Rede RP On-line de Notícias, que agrega quatro veículos de informação: o boletim eletrônico mensal Orgulho de Ser RP (enviado a mais de 20 mil estudantes e profissionais de toda a América Latina), o jornal Plantão RP On-line (atualizado diariamente), a rádio RP On-line e a RP TV (a primeira TV do mundo com conteúdo 100% voltado para as Relações Públicas e áreas afins).

Print da tela da versão atual do Portal RP-Bahia, depois de passar pela sua terceira grande reformulação

O seu principal objetivo é ser um canal aberto para todos os que desejam trocar informações sobre a atividade de relações públicas e busca de forma incansável a integração dos estudantes, professores e profissionais de RP da Iberoamérica, na tentativa de formar uma comunidade coesa, articulada e participativa. É aberto a todos os interessados no tema, alunos, professores e profissionais da área de comunicação, sobretudo, os que desenvolvem suas atividades nos países ibero-americanos, sendo que todos aqueles que desejam se juntar a nós são muito bem-vindos, independentemente do lugar do mundo que estejam.

Linha cronológica do tempo

bottom of page