Bacharelado em Relações Públicas

OBJETIVO DO CURSO

 

Formar profissionais de Relações Públicas com visão ética, estética, humanística e social, que valorize a dimensão histórica e possua consciência crítica da sociedade em que vive, que atenda às demandas e características do mercado de trabalho com desenvoltura e possa acompanhar a evolução tecnológica, social, econômica, política e cultural da sua realidade local, regional, nacional e global, com o apoio das diversas mídias, analógicas e digitais, e outras tecnologias contemporâneas disponíveis para qualificar os relacionamentos que as organizações (empresas e instituições) estabelecem com os seus públicos estratégicos.

 

 

AQUI, PENSAMOS AS NOVAS RELAÇÕES PÚBLICAS

 

O curso de Relações Públicas da UCSAL conta com uma matriz curricular atualizada e em consonância com as principais tendências do mercado nacional e internacional da área.  A sua concepção é contemporânea, envolvendo os aspectos mais atuais da profissão, como as interfaces, instrumentos e ferramentas digitais, utilizadas na comunicação e relacionamentos institucionais, que dimensionam as atividades da área em escala global. As novas Relações Públicas, aqui pensadas, além da concentração no contexto digital, também enfatizam os aspectos sociais da profissão, valorizando a qualidade dos relacionamentos e as interações humanas, visando formar profissionais diferenciados e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.


 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O profissional graduado em Relações Públicas possui uma forte formação humanista, ética e interdisciplinar. O egresso deste curso deve ter a capacidade de assimilar criticamente conceitos e teorias, utilizando-os em análises da realidade local, nacional e global; ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico e prognóstico precisos da situação dos seus clientes, para poder dar pareceres e sugerir ações que possam qualificar efetivamente as relações que a organização estabelece com os seus públicos de interesse. Está habilitado a ser o gestor da imagem pública da organização, realizando pesquisas de opinião, expectativa, dentre outras modalidades de pesquisas institucionais, que envolvam o levantamento da imagem socialmente percebida, incluindo auditoria de imagem. Neste âmbito, também está habilitado a atuar na prevenção e gestão de crises de imagem. Planejar e executar campanhas institucionais internas e/ou externas, orientando e coparticipando da criação de peças de comunicação para utilização em veículos impressos, eletrônicos e digitais.

 

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

 

O profissional de relações públicas tem um amplo campo de atuação no mercado, dentre os quais pode-se destacar:

  • organizações públicas, privadas e do terceiro setor;

  • agências de Comunicação Digital;

  • consultorias e assessorias de Comunicação, Relações Públicas e Marketing;

  • institutos de pesquisa de opinião;

  • consultorias de gestão de marcas (branding)

  • empresas de organização de eventos corporativos, científicos e culturais;

  • dentre muitas outras possibilidades.

 

Além de todas as possibilidades de atuação mercadológica, a formação em Relações Públicas também dá a possibilidade de atuação na carreira acadêmica, com amplas potencialidades, por ser generalista e de variado espectro de intersecções interdisciplinares.

 

 

DIFERENCIAL DA FORMAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS NA UCSAL 

 

  • Viés Digital - projetos no âmbito das mídias sociais, internet das coisas e outras tecnologias híbridas (físico-virtual), com desenvolvimento de estratégias e táticas de relacionamento nessa ambiência, bem como com produção de conteúdo específico para cada audiência.

  • Viés Social - exercício profissional priorizando o ser humano, através de práticas específicas, sempre buscando a integração e a harmonia com as demais atividades profissionais coexistentes nas organizações contemporâneas.

 

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Campus de Pituaçu

 

 

VAGAS E TURNOS 

30 vagas – matutino

30 vagas – noturno

Bacharelado em Jornalismo

OBJETIVO DO CURSO

 

Formar jornalistas éticos, com consciência social e respeito ao direito à informação por parte da sociedade. Profissional que dê a devida importância a dimensão histórica e possua consciência crítica da sociedade em que vive, para que possa atender às demandas e características do mercado de trabalho, com desenvoltura, e possa acompanhar a evolução tecnológica, social, econômica, política e cultural da sua realidade local, regional, nacional e global, com o apoio das diversas mídias, analógicas e digitais, e outras tecnologias contemporâneas disponíveis.

 

 

O NOVO JORNALISMO

 

O curso de Jornalismo da UCSAL será lançado em 2019.1 e, por isso mesmo, conta com uma matriz curricular muito atualizada e em consonância com as principais tendências do mercado nacional e internacional da área.  A sua concepção é contemporânea, envolvendo os aspectos mais atuais da profissão, como as interfaces, instrumentos e ferramentas digitais, utilizadas na comunicação. O novo Jornalismo, aqui pensado, além da concentração no contexto digital, também enfatizam os aspectos éticos da profissão, valorizando o respeito ao direito do cidadão de acesso à informação.


 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O profissional graduado em Jornalismo possui uma forte formação humanista, ética e interdisciplinar. O egresso deste curso deve ter a capacidade de assimilar criticamente conceitos e teorias, utilizando-os em análises da realidade local, nacional e global. Está habilitado a ser um profissional da notícia, multimídia e transmídia. Além disso, o egresso do curso, fundamentado nos princípios do Jornalismo da UCSAL, está apto a planejar e exercer as suas atividades com espírito empreendedor, definindo objetivos e estratégias de comunicação, planejando e executando projetos de veículos jornalísticos, orientando e coparticipando da criação em veículos impressos, eletrônicos e digitais.

 

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

 

O profissional de jornalismo tem um amplo campo de atuação no mercado, dentre os quais pode-se destacar:

  • redações de jornais, emissoras de rádio e TV;

  • organizações públicas, privadas e do terceiro setor;

  • agências de Comunicação Digital;

  • consultorias e assessorias de Comunicação;

  • dentre muitas outras possibilidades.

 

Além de todas as possibilidades de atuação mercadológica, a formação em Jornalismo também dá a possibilidade de atuação na carreira acadêmica.

 

 

DIFERENCIAL DA FORMAÇÃO EM JORNALISMO NA UCSAL 

 

  • Viés digital - projetos no âmbito das mídias sociais, internet das coisas e outras tecnologias híbridas (físico-virtual), com desenvolvimento de estratégias e táticas de relacionamento nessa ambiência, bem como com produção de conteúdo específico para cada audiência.

  • Viés ético - exercício profissional priorizando a ética e a transpariencia da notícia, dando ênfase ao direito do cidadão de acesso à informação.

 

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Campus de Pituaçu

 

 

VAGAS E TURNOS 

30 vagas – matutino

30 vagas – noturno

Bacharelado em Publicidade e Propaganda

OBJETIVO DO CURSO

 

Oferecer formação que contempla conhecimento teórico e técnico das áreas fundamentais da Publicidade e Propaganda, a saber: planejamento, atendimento e administração publicitária; pesquisa (acadêmica e aplicada); criação e produção (em meios impressos, audiovisuais, eletrônicos e digitais); mídia; ética e legislação; marketing e promoção. O curso também pretende promover a interação entre o corpo docente, discente, públicos internos e externos, com a finalidade de possibilitar uma prática pedagógica interativa, humanista, ética, inovadora e interdisciplinar, possibilitando o diálogo entre as diversas áreas da comunicação e das culturas contemporâneas.

 

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O profissional graduado no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda possui formação interdisciplinar, humanista, ética, crítica e reflexiva. O egresso deste curso deve ter a capacidade de: assimilar criticamente conceitos e teorias, utilizando-os em análises críticas da realidade local, nacional e global; ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes; realizar pesquisas de consumo, motivação, concorrência, argumentos e de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias e promocionais; definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes; executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda e de outros produtos do mercado de comunicação contemporânea em veículos impressos, eletrônicos e digitais; dominar linguagens, competências estéticas e técnicas para criar, orientar e avaliar materiais de comunicação; planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto.

 

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

 

Departamentos de marketing e propaganda dos empresas anunciantes, agências de propaganda, departamentos comerciais dos veículos de comunicação publicitária, fornecedores de serviço do mercado publicitário e os agenciadores autônomos, podendo atuar ainda como representantes de veículos de comunicação. A atuação, portanto, é ampla e envolve desde agências, produtoras e veículos de comunicação; empresas privadas, instituições públicas e organizações não governamentais, com atividades de planejamento e execução de promoções diversas, como eventos, ações de patrocínio cultural e esportivo, além de propaganda e marketing político; até a área acadêmica, em pesquisa, ensino e extensão.

 

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Campus de Pituaçu

 

 

VAGAS E TURNOS 

30 vagas – matutino

30 vagas – noturno

 

Conheça um pouco da estrutura laboratorial dos cursos de Comunicação da UCSAL

Estúdio de TV - espaço onde acontecem as aulas de audiovisual

Estúdio de Fotografia - onde acontecem as aulas de fotografia

Estúdio de rádio - onde acontecem as aulas de audio

Sala de aula prática de design e computação gráfica

Formas de ingresso

 

1) VestGame - vestibular gameficado - com horário agendado (até 50% na matrícula e 30% de desconto no curso inteiro)

2) Pontuãaço do ENEM (até 50% na matrícula e 30% de desconto no curso inteiro)

3) Como portador de diploma (50% de desconto no curso inteiro)

4) Tranferindo-se da sua faculdade atual para a Universidade Católica do Salvador (50% de desconto no curso inteiro)

 

Confira alguns diferenciais dos cursos de Comunicação da #NovaUcsal:

 

- Melhor estrutura laboratorial da Bahia e uma das melhores do Brasil

 

- Matrizes curriculares atualizadas para 2020.1 (Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), com as principais tendências mundiais de mercado e prática em todos os semestres

 

- Corpo docente altamente qualificado, mestres, doutores, empresários, referências profissionais no mercado, com reconhecimento nacional e internacional

 

- Conclusão dos cursos em apenas 7 semestres

 

- Oferta em dois turnos: matutino e noturno

 

- Valor de investimento altamente competitivo - o menor preço entre as universidades, com a melhor qualidade, tornando-o o melhor custo-benefício: mensalidades a partir de R$ 310,00 

 

- Iniciação Científica - dois grupos de pesquisa com pesquisas ativas

 

- Extensão universitária - vários projetos de extensão para o estudante ter opções de atividades extraclasse

 

- O maior campus universitário da Bahia (entre as instituições privadas), com estrutura privilegiada, ampla biblioteca, 9 laboratórios de informática, áreas de convivência em espaços amplos e abertos, estação de metrô há menos de um quilômetro de distância e ônibus próprio para translado dos estudantes.

 

LGBTs são muito bem-vindes!

Os cursos de Comunicação da UCSAL, além de cumprirem a Lei, adotando o nome social, investem na diversidade, por entenderem que a excelência da Educação e da Comunicação estão na essencia da vida: no respeito à individualidade e aos volres humanos da solidariedade, igualdade e fraternidade.

 

Fale com o coordenador (marque uma visita):

Prof. Dr. Marcello Chamusca

(71) 99987-6936 (whatsapp)

marcello.pimentel@ucsal.br