Faculdades de Relações Públicas
Bibliografia de Relações Públicas
Entidades de Relações Públicas
Agência/Assessoria
Pós-graduações em Relações Públicas
Relações Públicas

Relações

Públicas

Relações Públicas, por Marcello Chamusca

Informações Importantes

 

A polissemia do termo Relações Públicas

 

O termo Relações Públicas é polissêmico e pode ser utilizado para designar o profissional, a profissão, o processo, a atividade, a função e o cargo.

 

Ao referir-se ao profissional use hifen

 

Quando se referir ao profissional, ao invés de usar "Relações Públicas" use "relações-públicas", com hífen e em minúsculos.

Proponha uma definição ou conceito de Relações Públicas

Definições e conceitos

Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

.

Associação Brasileira de Relações Públicas

Definição oficial estabelecida no decreto nº 63.283, de 26/09/1968, que aprovou o regulamento da profissão no Brasil.

É uma atividade administrativa de gestão de relacionamentos, que utiliza a comunicação, prioritariamente, para cuidar da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus públicos de interesse, visando a formação e manutenção de uma imagem pública favorável.

.

Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal

Diretores do Portal RP-Bahia

Realizando uma leitura da definição operacional que é quase de consenso mundial - chega-se a uma definição conceitual que: Relações Públicas é a gestão da função organizacional política. Nossa atividade é uma atividade administrativa, mais específicamente: de gestão. Seu maior aporte na ciência política encontra-se nos trabalhos de Hannah Arendt. O objetivo pragmático dessa atividade é a busca da cooperação no sistema organização-públicos.

.

Roberto Porto Simões

Um dos principais teóricos de Relações Públicas do mundo

Relações Públicas é uma função da alta administração, responsável pelo desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação institucional. Elas interagem com as demais áreas da organização, assessorando-as em suas estratégias e ações de relacionamentos. Seu objetivo é organizar o interesse do público com os da organização, buscando a criação do melhor conceito possível para a mesma, preservada a verdade dos fatos.

João Alberto Ianez

Diretor Presidente da Ianhez Comunicação

Relações Públicas são, mais que uma profissão e um conjunto de atividades, escolha de formação. Formação esta que privilegia a multidisciplinaridade, a visão holística da comunicação e o entendimento de que as organizações constituem-se de relacionamentos que demandam, sempre, aprimoramento e gestão. Relações com o público interno, a imprensa, a comunidade, governos nas três esferas, agências reguladoras, investidores, consumidores; são denominações atuais para as funções que a formação em Relações Públicas sempre privilegiou com vistas à tão almejada cidadania corporativa.

Conrerp - primeira região

Definição concebida em 2010 pelo colegiado do Conrerp1 (gestão 2010-2013)

Relações Públicas são a prática de harmonização de relações entre uma organização e seus públicos de maneira estratégica contemplando a diversidade de meios disponíveis e o perfil da audiência que se quer atingir. Sua essência está em influenciar pessoas, porém, abrindo canais de diálogo e relacionamento com essas. Por isso, acredito que os meios digitais sejam tão afeitos às Relações Públicas, uma vez que conseguem essa bidirecionalidade na comunicação entre organização e públicos (e vice-versa) e, necessariamente, estão apoiados em diálogo.

Carolina Terra

Relações-públicas, doutora em Comunicação

Please reload

Definições propostas por membros da nossa comunidade 

Relações Públicas são a gestão política da organização, que por meio dos processos administrativos e comunicacionais administram os conflitos da empresa. O feito político potencializa o crescimento do negócio porque garante a aproximação dos públicos que atuam na atividade-fim e no auxílio à missão, além de integrar aqueles que podem influenciar o ambiente empresarial.

Diogo Cavalcante

30/08/2016

Las Relaciones Públicas son una disciplina que vela por la instauración, mantenimiento y consolidación de relaciones de adaptación e integración entre una organización y sus stakeholders, que redunden en la satisfacción plena de los mismos y de la sociedad en su conjunto, valiéndose de la investigación, estrategias, procedimientos y planes de acción y comunicación bilateral, y siempre dentro de un marco ético y de responsabilidad social.

Dra. Magda Rivero Hernández (La Habana - Cuba)

12/11/2015

Relações Públicas é promover a Responsabilidade Histórica.

Nalu Miranda (Especialista em Relações Públicas)

08/11/15

Englobam todas as estratégias de comunicação feitas por uma organização ou entidade, que buscam uma transparência e harmonia perante seus públicos de interesse, verificando suas necessidades e satisfazendo seus anseios, sempre valorizando a verdade.

Bruno Padovani

18/02/09

Relações Públicas é a atividade que administra tudo o que é pertinente à comunicação e aos relacionamentos entre empresas/organizações e seus públicos estratégicos.

Suélen Aliatti

25/03/07

O Profissional que atua nesse campo administra os relacionamentos internos e externos das organizações, elabora diagnósticos, estratégias e políticas de comunicação, com o objetivo de aperfeiçoar as relações entre a instituição e a sociedade. Os Relações Públicas trabalham pela valorização da imagem institucional.

Keila Magalhães

21/03/07

Relações Públicas é uma técnica administrativa-comunicacional para que uma organização pública, privada ou do terceiro setor, possa alcançar mais facilmente seus objetivos, conhecendo, compreendendo e reconhecendo o poder que seus diversos públicos têm sobre ela, para que juntos possam construir uma sociedade mais justa e harmônica, facilitando assim, o alcance da sua responsabilidade social.

Orlando Neto

15/11/06

Relações Públicas é um procedimento organizacional de comunicação integrada e responsável, que contempla os públicos interessados com informação relevante e adequada.

Marcos Vailan

06/09/06

Relações Públicas é uma das últimas oportunidades que as instituições ainda dispõe para reavaliarem os processos organizacionais, administrativos, comunicação e marketing, para uma efetiva aplicação dos recursos humanos, financeiros e materiais para sua existência.

Walfredo Abreu

01/08/06

Relações Públicas é a profissão que administra relacionamentos entre organizações e públicos por meio de técnicas e estratégias de comunicação.

Gilceana Soares Moreira

27/02/06

As energias positivas e negativas que existem entre pessoas cabe ao relações públicas sentir, estudar, organizar e aplicar ou adequar a comunicação a fins, dentro de uma lógica empresarial.

Nuno Degroote

18/01/06

O Relações Públicas é o estrategista da comunicação.

Aline Silva Lobo

17/11/05

Relações Públicas é a transposiçao da teoria da comunicação aplicada de forma intrínseca e dinamizada nas relações interpessoais e intrasocias de qualquer grupo que necessite de um elo estabelecido para seu entendimento e respeito mútuo, seja no campo de valores filosóficos ou comerciais de uma organização. Usamos para estabelecer este vínculo a linguagem e sua multiplicidade significativa, levando para todos uma perspectiva de sociabilização.

Vinicios Kabral Ribeiro

14/09/05

Relações Públicas é um conjunto de técnicas e planejamentos de uma organização, que vise um melhor desenvolvimento e relacionamento da empresa com seus públicos internos e externos.

Josiane Alves do Nascimento

20/08/05

Obtêm-se da compreensão dos fenômenos sociais e consciência de ser sujeito e objeto dos processos sociais e da formação da opnião pública. Divulga e visa um clima de mútua compreensão entre a administração da organização e os seus públicos.

Laísse Andrade

18/08/05

Relaçoes Públicas é a atividade/profissional designado(a) a administrar tudo relacionado à comunicação, da organização.

Bruna Carvalho

09/06/05

Podemos relacionar a atividade de relações públicas com a de um médico. Assim como o médico, o profissional de RP, busca tratar a doença (problemas organizacionais) do seu paciente (cliente, empresa...) através de uma avaliação global do universo (histórico familiar, costumes e hábitos...) o qual possui relações de influência. Para tanto, realiza exames detalhados (briefing, pesquisas...), identifica possíveis sintomas, analisando-os, elaborando a prescrição terapêutica (planejamento) mais adequada e, avaliando periodicamente os resultados. Em caso de necessidade, reformula todo o tratamento (planejamento estratégico institucional), pois o seu objetivo é orientar o paciente para melhorar e manter a qualidade de vida.

Alessandra Schwartzhaupt

19/05/05

Relações Públicas são um conjunto de planejamentos estratégicos, que empenham-se a favorecer os públicos harmonizando-os e contribuindo na melhoria da sua imagem. Ou seja, na identidade da organização, influenciando-as a manterem uma postura correta perante a seus fornecedores, distribuidores, etc. As Relações Públicas se fizeram necessárias desde o desencadeamento da Revolução Industrial, em que o trabalho deixou de ser artesanal, familiar e se utilizava de pouquíssimas máquinas, para ganhar um caráter mais especializado, distanciando o homem dos meios de produção.

Marcos Augusto dos Santos Pereira

02/05/05

Relações Públicas é a área da Comunicação Social onde o processo comunicativo se maximiza apresentando, de fato, características de integração. E o(a) relações-públicas é o profissional que gerencia o processo comunicacional em uma instituição.

Isabella Santiago

17/04/05

É a soma de esforços estratégicos junto ao corpo funcional da organização, interno e externo, no sentido de assegurar o grande patrimônio da empresa, a sua idôneidade perante o mercado.

Uemerson Florêncio

07/04/2005

Please reload