MISSÃO
Ser um canal de comunicação permanente, em via de mão dupla, para a livre manifestação da comunidade de relações públicas de toda a Iberoamérica.

 

VISÃO
Ser o maior e mais completo canal de comunicação da Internet ibero-americana, dentre os que trazem conteúdo voltado para estudantes, professores e profissionais de relações públicas.

 

VALORES
- Respeito ao ser humano - acreditar na capacidade das pessoas independentemente da sua cor, condição socioeconômica, credo religioso, ideais políticos, etc.
- Integridade - manter relações com os mais diversos públicos com base na ética e na transparência.

Quem somos

O Portal RP-Bahia foi criado pelos relações-públicas Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, em maio de 2003, na época ainda como estudantes da área. Não tinha pretenção de se tornar um projeto de envergadura nacional e muito menos internacional, como veio posteriormente a se consolidar, mas apenas dar conta de uma realidade local, como o próprio nome escolhido deixa claro: RP-Bahia.

Print da primeira versão do RP-Bahia, que nos dois primeiros anos era apenas um site, sem a proposta de conteúdo de um portal.

Em março de 2005 foi totalmente reformulado e começou a contar com o apoio de muitos estudantes, professores e profissionais da área, destacando-se como um dos principais projetos de Relações Públicas da Internet brasileira, chegando a obter a liderança em visitação entre os portais da área em toda a América Latina por cinco anos consecutivos, de 2006 a 2010. Com apenas dois anos de existência o Portal RP-Bahia já contava com um time de colunistas de alto nível, dentre os quais destacavam-se Roberto Porto Simões, João Alberto Ianhêz, Fábio França, Sidinéia Gomes Freitas, Cláudia Moura, Cleuza Cesca, Maria Aparecida Ferrari, Roberto Fonseca Vieira, Heloiza Matos, Marcondes Neto, Wilson da Costa Bueno, Maria José da Costa Oliveira, Ivone Lourdes Oliveira, Carolina Terra, dentre outros profissionais de renome nacional e internacional.

Print da primeira versão Portal, em 2005, quando passou pela primeira grande reformulação

Em 2006, o Portal RP-Bahia surpreendeu e empolgou a categoria em todo o Brasil com o desenvolvimento da campanha nacional de valorização da profissão de Relações Públicas, mobilizando milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional, com ações de grande alcance e repercussão, inclusive internacional, bem como o apoio das principais entidades de classe, instituições de ensino, sites e portais, profissionais e estudantes de relações públicas e áreas afins.

Em 2008, as vésperas de completar cinco anos de existência, passou por uma nova reestruturação, se modernizando e agregando novos espaços interativos e de valorização permanente da profissão de Relações Públicas.

Print da tela do Portal depois da segunda grande reformulação.

Em 2009, em parceria com a Faculdade Batista Brasileira, lançou o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica em Relações Públicas (EGERP), que reune os mais reconhecidos professores de relações públicas do Brasil, para executarem o programa de curso da área em nível de especialização mais específico desse país.

 

Em 2010 recebeu o seu primeiro prêmio internacional. O Prêmio de Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil foi outorgado pelo Instituto Supeior de Relaciones Públicas y Ceremonial (ISRP&C) e pelo Consejo Profesional de Relaciones Públicas de Argentina, duranten o XIII Congresso Internacional de Relaciones Públicas y Comunicación, realizado Buenosn Aires, Argentina.

 

Em 2012, o Portal RP-Bahia, em parceria com a Faculdade Batista Brasileira, lançou o curso de pós-graduação MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação Digital (MBAGEMS), que a exemplo do EGERP também reune reconhecidos professores da área no Brasil.

 

No ano em que comemorou 10 anos, em 2013, recebeu o seu segundo prêmio internacional. Foi o único portal de Relações Públicas do mundo a receber o XLASC AWARD, prêmio outorgado pelo Centro Interamericano de la Comunicación (CIC - República Dominicana) y de Interamerican Center for Communications (ICC - Columbus, Ohio, Estados Unidos), durante a X Cúpula Latino Americana de Comunicadores, realizada em Santo Domingo, República Dominicana.

Agora, em 2016, passa por mais uma reformulação e com ela pretende retomar a liderança em visitação entre os portais da área em toda a América Latina. Para isso, está criando uma série de parcerias nacionais e internacionais e criou a Rede RP On-line de Notícias, que agrega quatro veículos de informação: o boletim eletrônico mensal Orgulho de Ser RP (enviado a mais de 20 mil estudantes e profissionais de toda a América Latina), o jornal Plantão RP On-line (atualizado diariamente), a rádio RP On-line e a RP TV (a primeira TV do mundo com conteúdo 100% voltado para as Relações Públicas e áreas afins).

Print da tela da versão atual do Portal RP-Bahia, depois de passar pela sua terceira grande reformulação

O seu principal objetivo é ser um canal aberto para todos os que desejam trocar informações sobre a atividade de relações públicas e busca de forma incansável a integração dos estudantes, professores e profissionais de RP da Iberoamérica, na tentativa de formar uma comunidade coesa, articulada e participativa. É aberto a todos os interessados no tema, alunos, professores e profissionais da área de comunicação, sobretudo, os que desenvolvem suas atividades nos países ibero-americanos, sendo que todos aqueles que desejam se juntar a nós são muito bem-vindos, independentemente do lugar do mundo que estejam.

Linha cronológica do tempo

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Conheça melhor os criadores e dirigentes do Portal RP-Bahia

Marcello Chamusca

Diretor Geral

Formação acadêmica e pesquisa

Doutor e mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias e em Gestão Estratégica em Relações Públicas; graduado em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas. Pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006. 

 

Produção acadêmica

Autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011), organizador da coleção ALARP 2014, que contém os livros Relações Públicas e Comunicação no contexto contemporâneo - volumes I e II (2014) e dos e-books Gestão da Comunicação, Cultura e Turismo (2015), Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011), além de autor de cerca de 90 artigos publicados em livros, periódicos científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior. Conferencista internacional com mais de 100 conferências realizadas em 10 países (Europa, América Latina e Caribe). 

 

Experiência profissional (mercado)

Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor de vários veículos na Internet, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN e blogueiro mantenedor dos blogs CORP-Online, Relações Públicas Digitais, Observatório da Comunicação Urbana e Empreendedorismo On-line. 

 

Experiência profissional (academia)

Coordenador dos cursos de Comunicação - Publicidade e Propaganda e Relações Públicas - da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). É professor dos cursos de Administração e Contábeis da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Professor convidado de 14 cursos de pós-graduação, sendo nove no Brasil e cinco no exterior. Al´´m disso, é criador e coordenador dos cursos de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas (EGERP) e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação Digital (MBAGEMS), da Faculdade Batista Brasileira. Foi professor convidado do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012), professor substituto do curso de Administração de Empresas no Instituto Federal da Bahia – IFBA (2009/2011), coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton e professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009).

 

Representação política de classe

Atualmente é presidente da Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro permanente do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC - Santo Domingo, República Dominicana) y da Interamerican Center for Communications (ICC - Columbus, Ohio, Estados Unidos), membro efetivo da Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP - Organização consultora da ONU e OEA), membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP). Também compõe o comitê internacional da Cúpula Latino-Americana de Comunicadores, desde 2005. Além disso, foi coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Prêmios e reconhecimentos

Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da ALARP-Argentina, em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Em 2013, também pelo Portal RP-Bahia recebeu o XLASC AWARDS, em Santo Domingo, República Dominicana. Foi por seis vezes professor homenageado da turma, em três instituições distintas (UNIFACS, Faculdade Isaac Newton e Faculdade Batista Brasileira), além de patrono da turma de Administração da Faculdade Batista Brasileira - FBB, de 2014/2 e paraninfo da turma de Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA, de 2011/2. 

mchamusca@gmail.com

Please reload

Márcia Carvalhal

Diretora de conteúdo

Formação acadêmica e pesquisa

Doutora e mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias e em Gestão Estratégica em Relações Públicas; graduada em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas. Pesquisadora da área de cibercultura vinculada ao CNPq, desde 2006. 

 

Produção acadêmica

Autora dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e A territorialidade e a dimensão participativa da ciberdemocracia: o caso do Fórum Social Mundial (2011), organizadora da coleção ALARP 2014, que contém os livros Relações Públicas e Comunicação no contexto contemporâneo - volumes I e II (2014) e dos e-books Gestão da Comunicação, Cultura e Turismo (2015), Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011), além de autora de cerca de 50 artigos publicados em livros, periódicos científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior. Conferencista internacional com mais de 100 conferências realizadas em 10 países (Europa, América Latina e Caribe). 

 

Experiência profissional (mercado)

Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É diretora de conteúdo do Portal RP-Bahia; editora de vários veículos na Internet. 

 

Experiência profissional (academia)

Atualmente é coordenadora do curso de Especialização Gestão Estratégica em Relações Públicas (EGERP) e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação Digital (MBAGEMS) da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Foi professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton.

 

Representação política de classe

Atualmente é secretária geral da Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro permanente do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC - Santo Domingo, República Dominicana) y da Interamerican Center for Communications (ICC - Columbus, Ohio, Estados Unidos), membro associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP). Também compõe o comitê internacional da Cúpula Latino-Americana de Comunicadores, desde 2005. Além disso, foi coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Prêmios e reconhecimentos

Vencedora do Prêmio Internacional Eduardo Judas Barros, a mais importante honraria concedida pela Associação Latino Americana de Relações Públicas, para o profissional mais destacado do ano de 2014 na América Latina. Vencedora do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da ALARP-Argentina, em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Em 2013, também pelo Portal RP-Bahia recebeu o XLASC AWARDS, em Santo Domingo, República Dominicana. Foi por duas vezes professora homenageada das turmas dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Faculdade Isaac Newton, onde ensinou de 2007 a 2009 e participou do colegiado dos cursos de Comunicação.

macarvalhal@gmail.com

Please reload